GERE ministra oficina de “Aprendizagem Criativa com Scratch e Arduino” ao MPET no IFAM

No dia (13/05/2019), o GERE realizou a oficina “Aprendizagem Criativa: integrando Scratch e Arduino com alunos de mestrado. Orientados pelo Prof. Almir Junior e com o auxilio dos alunos pesquisadores do GERE, a oficina foi desenvolvida por meio de atividades mão na massa utilizando conceitos de robótica educacional. A oficina foi realizada como parte das atividades da disciplina Ensino e TIC, ministrada pela Profa. Dra. Andréa Mendonça.

Na ocasião, foram desenvolvidos 4 projetos multidisciplinares com os alunos do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) utilizando Arduino e Scratch. A ideia dos projetos era apresentar aos professores, as possibilidades que estas ferramentas podem propiciar dentro de sala de aula. A seguir, é apresentado um resumo sobre cada projeto desenvolvido pelos mestrandos.

Projeto 1. Educação no trânsito:
Este projeto, tinha por finalidade enfatizar sobre os riscos de acidentes de trânsito envolvendo pedestres e motoristas. A equipe planejou e desenvolveu uma maquete envolvendo conceitos de robótica, para simular as luzes de um semáforo com LEDs que respondiam a programação desenvolvida pelo usuário  no ambiente de programação Scratch 2.0.

A equipe construiu o projeto com balões, leds, copos plásticos e isopor

Projeto 2. Acentuação gráfica:
Este projeto tinha por finalidade trabalhar as dificuldades que as pessoas apresentam na disciplina de língua portuguesa, no que diz respeito a acentuação gráfica. Por meio da utilização de recursos de baixo custo, a equipe teve que elaborar uma maquete em que o usuário pudesse testar seus conhecimentos sobre o tema. A interação com o protótipo robótico, se dava por meio de dois cartões (branco e preto) e um sensor de obstáculo, que identificava a cor do cartão. Sendo assim, quando uma pergunta era apresentada na animação do Scratch 2.0, o usuário deveria responder “Correto”ou “Errado” encostando um dos cartões no sensor.

A equipe desenvolveu o projeto com cartões (preto e branco), sensores de cores, leds e uma base de isopor

Projeto 3. Energia Sustentável:
Neste projeto, a equipe teve que desenvolver um projeto robótico para trabalhar o conceito de energias renováveis. Por meio de uma maquete, a equipe ilustrou o funcionamento de uma turbina eólica que respondia as interações do usuário através da animação desenvolvida utilizando o Scratch 2.0.

A equipe construiu o projeto com um motor DC, papel colorido , isopor e um plástico filme colorido

Projeto 4. Geometria:

Por fim, este projeto foi desenvolvido para trabalhar as dificuldades dos estudantes no conteúdo de geometria da matemática. A equipe desenvolveu uma maquete robótica para mostrar aos alunos como teorias podem ser contextualizadas com o mundo real. A maquete tinha como objetivo trabalhar os conceitos de ângulos reto, raso e obtuso.

Projeto feito com Papel Plastico colorido, Disco de CD, Motor Servo SG 90.

Agradecemos mais uma vez o convite da Professora Dra. Andréa Mendonça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *