GERE nas Escolas

O que é o GERE nas Escolas?

O GERE nas Escolas é um projeto que visa a implementação de atividades educacionais que preconizam experiências de aprendizagem criativa por meio da utilização da robótica educacional.

A ideia principal do projeto é colocar em prática as atividades que são desenvolvidas pelos alunos do curso de Licenciatura em Computação (UEA/EST) participantes do Grupo de Estudos em Robótica na Educação – GERE.

As atividades do GERE nas Escolas são decorrentes de estudos e pesquisas que os acadêmicos do curso de Licenciatura em Computação participantes do GERE, realizam sobre recursos e estratégias que possibilitem a implementação de projetos
por meio da utilização de metodologias ativas e que preconizam o uso da Robótica Educacional como recurso de integração dos conteúdos curriculares, as tecnologias digitais e o pensamento computacional.

De modo geral, as palestras e oficinas propostas no projeto são focadas na utilização de materiais alternativos para o desenvolvimento de protótipos robóticos por meio da integração de ferramentas de baixo custo como o microcontrolador Arduino (Hardware) e Scratch (Software). Tudo isso sob uma perspectiva de integrar os conteúdos de disciplinas curriculares, tais como: Ciências, Matemática, Física, etc. de forma aliada ao pensamento computacional.

Qual o público alvo do projeto?

O foco principal do projeto é atender a formação de professores nas escolas de educação básica e instituições de ensino que trabalham com formação de professores em Manaus e no interior do estado do Amazonas.

Quem pode participar das atividades nas escolas?

As atividades propostas pelo GERE nas Escolas, tem a finalidade de apresentar experiências concretas de aprendizagem mão na massa que integrem tecnologias como a robótica educacional e os conteúdos curriculares para professores que atuam nos níveis do Ensino Fundamental 2 (11-14 anos) e do Ensino Médio (15- 18 anos). Além disso, algumas atividades poderão ser direcionadas especificamente aos alunos destes níveis de ensino.

Como faço para receber as atividades do projeto na minha escola?

Atualmente, o GERE possui uma agenda de palestras e oficinas que são organizadas previamente todo semestre através do e-mail do grupo: group.gere@gmail.com. É necessário entrar em contato para verificar a disponibilidade de datas na agenda do grupo.

Quanto custa para receber as atividades do projeto nas escolas?

O projeto GERE nas escolas não cobra nenhum valor para realizar as atividades em sua instituição. O grupo disponibiliza para as atividades, todos os equipamentos de Hardware e Software que serão utilizados durante a execução. Em contrapartida, a escola deve dispor de laboratório de informática, e adquirir uma lista de materiais (papel, cola, tesoura, etc.) para serem utilizados nas atividades. Obs. A lista de materiais é personalizada conforme o público das atividades (alunos ou professores), a
quantidade de dias e pessoas envolvidas.

Confira algumas fotos das atividades realizadas pelo GERE nas Escolas

Oficina: Aprendizagem Criativa: Integrando Scratch e Arduino

Oficina realizada com os alunos do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM (08/05/2018)