S.T.E.A.M. Experience

Você gosta de desafios? Gosta de propor soluções inovadoras? É aficionado em tecnologias?

Nós te convidamos a participar do STEAM – Experience para que você possa ter uma verdadeira experiência de aprendizagem mão na massa e demonstrar suas habilidades e competências requeridas em uma educação S.T.E.A.M (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics).

A experiência mão na massa, tão prazerosa e lúdica,  ao longo dos anos, perdeu espaço para a transmissão de conteúdo. Uma das principais tendências na educação hoje, que procura tornar o aprendizado mais significativo para os alunos, propõe um retorno ao fazer, esquecido no jardim da infância. Em escolas do mundo inteiro, ganha força um movimento que valoriza a prática e a experimentação.

Sob essa perspectiva,  o “S.T.E.A.M. Experience”, criado pelo GERE, consiste em apresentar desafios educacionais que possam integrar 5 áreas do movimento S.T.E.A.M. (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics).

O que teremos na 1ª Edição do STEAM Experience?

Na edição 2018, serão desenvolvidas duas atividades que enfatizam as 5 grandes áreas do S.T.E.A.M.

  • IV – Mostra de Robótica Educacional

    • Qual o objetivo desta atividade?

      Nesta atividade serão socializadas atividades e projetos desenvolvidos por alunos do curso de Licenciatura em Computação que utilizam a robótica como ferramenta pedagógica para integrar as diferentes áreas do S.T.E.A.M.

    • Quem pode participar?

        • Esta atividade será aberta a todos.

       

    • Onde faço a minha inscrição?

        • Você pode fazer sua inscrição clicando neste link.

       

    • Quando e quanto tempo irá durar a atividade?

        • Atividade acontecerá dia 17/10 de 14h as 16h na sala A16.

       

    • Haverá certificado?

      • Sim. Mas para receber o certificado, é necessário realizar a inscrição no link acima.
  • Maratona – STEAM Experience

    • Qual o objetivo desta atividade?

        • Nesta atividade, os participantes deverão ser desafiados a propor uma solução a situações problemas que serão propostos durante a atividade utilizando, linguagens de programação em blocos, microcontrolador Arduino, criação de cartazes, maquetes, etc.

       

    • Quem pode participar?

        • Nesta atividade, poderão participar apenas alunos do curso de Licenciatura em Computação.

       

    • O que preciso para participar?

        • Além do “seu corpo e seu talento” você precisa ter noções básicas de lógica de programação e Arduino. Caso você possua notebook, leve-o no dia da atividade. Ps. Será disponibilizado um tutorial básico com requisitos mínimos de utilização do arduino.

       

    • Onde faço minha inscrição?

        • A atividade deverá ser desenvolvida em equipes de no máximo duas pessoas. A inscrição da sua equipe pode ser realizada neste link.

       

    • Haverá premiação?

        • Sim. Será dado uma premiação para o 1º, 2º e 3º terceiro colocado.

       

    • Quando e quanto tempo irá durar a atividade?

        • A atividade acontecerá dia 17/10 de 13h as 18h na sala A25.

       

    • Haverá certificado?

        • Sim. Mas para receber o certificado, é necessário realizar a inscrição no link acima.